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Construção de um caiaque oceânico de madeira - I preparativos

Caiaque Oceânico de Madeira


Motivação
Dois foram os principais motivos que me levaram a tomar a decisão de construir um caiaque de madeira. O primeiro era a falta, na época, de um caiaque oceânico de 5m de fibra, disponível no mercado nacional, com os detalhes que queria. Ou o cockpit era muito pequeno para mim, ou o acabamento não era lá essas coisas, ou o tamanho não era o que desejava ou o casco era muito quilhado (ótimo para mar, mas pouco prático para rios).

O outro motivo era o gosto pessoal em trabalhar com madeira. A construção de um caiaque de madeira seria juntar o ótimo ao agradável.

Escolha do modelo

Vasculhei a web em busca de um bom projeto. Ou seja, um projeto que contemplasse a maior parte dos requisitos que queria. Acabei me decidindo pelo modelo Storm, da One Ocean Kayak. Trata-se de um kayak de 5,2m com um desenho de casco que conjugava boas características de estabilidade, direcionalidade (tracking) e manobrabilidade.

Técnicas de construção
Há basicamente duas técnicas de construção: "strip building" (SB) e "stich and glue" (SG). Neste último o caiaque é montado a partir de placas de compensado naval, "costurado" entre si. Sobretudo o casco fica com vincos.
stich and glue caiaque (http://www.re.org/eric/kayak/ )


No método do SB toda a superfície do barco fica lisa, com acabamento muito mais bonito, como pode ser visto no caiaque depois de pronto mostrado no início desta página. O barco é feito através da utilização de ripas de madeira, coladas uma sobre a outra, conforme pode ser visto nas fotos postadas na sequência.
Em termos de características técnicas de hidrodinâmica e resistência não há muitas diferenças entre os dois métodos de construção. As maiores diferenças são quanto à estética e velocidade de construção. O método SG é muito mais rápido e relativamente mais simples. Um caiaque pode ser construído em questão de alguns dias. Já o strip building é muito mais demorado.
Decidi pelo SB por questões estéticas e pelo desafio maior relacionado com o trabalho de marcenaria.

Portanto, tanto o casco, quanto o deck, serão construídos em madeira. Uma vez prontas todas as superfícies, interna e externa, serão revestidas com tecido de fibra de vidro e resina epóxi. Isso gera dois benefícios. O primeiro, é o de isolar a madeira da água, tornando toda a superfície do caiaque estanque. Com a conveniente escolha da resina epóxi, essa camada de resida e fibra de vidro fica completamente incolor e transparente, permitindo conservar as cores das madeiras.
Um outro benefício importante é que essa dupla camada de fibra de vidro e resina, de cada lado da parede de madeira forma uma estrutura compósita e aumenta consideravelmente a resistência a flexão da estrutura do barco. A relação resistência à flexão / peso torna-se bem maior que a utilização somente der madeira ou somente de fibra de vidro.

Com os planos vieram os desenhos das cavernas, que permitirão construir o esqueleto sobre o qual o barco irá tomar forma.

Nas fotos abaixo são ilustradas as etapas de confecção das cavernas, montagem e alinhamento numa viga central.


colagem do desenho das cavernas em placa de compensado
recorte das cavernas



















cavernas prontas


estrutura quase pronta para montagem do caiaque
montagem das cavernas e alinhamento










Madeira


Utilizei ripas de cedro e caxeta para a construção do barco. Cedro em todo o casco e cedro e caxeta no deck. Para facilitar a construção, utilizei ripas com forma côncova-convexa, o que facilita muito o encaixe ao longo das curvaturas do barco e elimina muito trabalho de lixamento no final.

Utilizei ripas 6 x 16 mm, cortadas em um marceneiro. O côncavo-convexo foi feito com tupia também num marceneiro. Nessas dimensões fica mais fácil vencer as curvaturas que as ripas têm de fazer ao longo do casco. Particularmente difícil são as curvaturas duplas (com flexão e torsão) junto à proa e popa e essa dimensão são b em adequadas.


ripa de madeira para strip building
A cola utilizada é cola para marceneiro, de PVA, dessas amarelas. Elas não agüentam o contato com água, mas como toda madeira será, posteriormente, vedada com camada de resina epóxi e tecido de fibra de vidro, isso não representa um problema.

3 comentários:

  1. Bom dia meu amigo
    Sou kennedy de guarapari espirito santo
    E a muito tempo estou querendo construir um caiac e pelo jeito vc e mesmo um guerreiro e pode ter certeza que me estimulou em muito fazer o meu, se for possivel tem como entrar em contato pelo imail anavaleriasr@hotmail.com ou kennedy@samarco .com .
    Para trocarmos uma ideia,talvez vc possa me vender os moldes de montagem e me dar algumas dicas para n�o haver erros.
    sem mais certo de sua compress�o fico no aguardo

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  2. Olá estou querendo construir um destes vc tem o projeto ou sabe onde eu posso encontrar? abraços.

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    Respostas
    1. esse comprei em http://www.oneoceankayaks.com/Kayaks.htm

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